7 dicas indispensáveis que vão te ajudar a escolher os padrinhos do seu casamento

Uma das maiores preocupações de noivinhas e noivinhos está relacionada à escolha dos padrinhos do casamento. Você pensa em dezenas de pessoas queridas em que gostaria de levar ao altar, mas acaba esbarrando em questões de afinidade, problemas de espaço físico ou até aquele amigo ou parente deselegante que se considera importante e se autoconvida para a cerimônia. Mesmo com os nomes definidos, sempre fica aquela dúvida se você tomou a decisão certa, afinal, os escolhidos para essa honra serão uma extensão do casamento. Mas seguindo essas dicas de ouro que vamos apresentar logo mais, temos certeza que você vai se sair saber muito bem nas suas opções.

casamento-padrinhos

Critérios para escolher os padrinhos de casamento

Critérios para escolher os padrinhos de casamento

Pense no seguinte: quem você gostaria de ter ao seu lado durante a história do seu casamento? Busque aquela pessoa que apoiou o casal desde o início do relacionamento e que esteve presente nos momentos mais marcantes da vida dos noivos. E, mais do que isso, a pessoa que você tem certeza que não vai te deixar na mão nos momentos mais conturbados da vida a dois (sim, eles aparecerão também). Com esses nomes em mente, você vai para o próximo passo.

Faça uma lista de possíveis padrinhos de casamento

Fazer uma lista com possíveis padrinhos vai facilitar o seu trabalho

Já sabe quem você considera importante e que mereçe a honra de ser seu padrinho de casamento? Então agora coloque tudo no papel. Considere apenas pessoas próximas do casal e faça uma lista de nomes prováveis. Assim você vai conseguir fazer observações e visualizar melhor quem está mais alinhado aos seus critérios. Se preferir, faça listas separadas de familiares e amigos até reunir tudo em apenas uma relação. Não se preocupe em ceder o lugar de um membro da família para um amigo íntimo. Essa decisão é normal e deve caber somente aos noivos.

Quantidade de padrinhos de casamento

Não há um número exato de quantos padrinhos você pode convidar

Não há uma quantidade determinada de quantos casais você pode convidar, mas a dica de ouro também vale aqui: use o bom senso. Tome cuidado para não deixar o altar muito cheio e apertado porque isso pode ser deselegante e causar um certo incômodo. Por mais queridos que os noivos sejam e tenham muitas pessoas próximas que possam ser padrinhos, é recomendável não exagerar se o espaço físico não permitir.

É permitido separar casais?

Separar os casais é normal quando você convida os padrinhos do casamento

Sim e não. Aquele namorado recente da sua melhor amiga ou a namorada que seu irmão conheceu há 3 meses são realmente próximos dos noivos? Você precisa levar isso em consideração e abrir o jogo com eles sobre os motivos do convite separado. Por outro lado, para pessoas casadas não é indicado utilizar o mesmo critério. Mesmo que apenas um integrante do casal seja mais próximo dos noivos, é recomendável fazer o convite para que ambos sejam padrinhos.

Padrinhos de casamento de religiões diferentes

É sempre bom esclarecer os padrinhos sobre a cerimônia religiosa

Esse item é importantíssimo, embora grande a maioria dos noivos acabe por esquecer. Ao formalizar o convite, deixe claro que haverá uma cerimônia determinada pela religião do casal e que os padrinhos devem testemunhar sob os preceitos dela. Evite confusões e contratempos no dia do seu casamento.

Quando convidar os padrinhos de casamento

Os padrinhos de casamento devem ser convidados com antecedência

Por tudo que falamos, os padrinhos devem ser considerados os convidados mais importantes do seu casamento. Sendo assim, eles devem receber os convites antes de todos. Faça o planejamento para convidá-los com pelo menos quatro meses de antecedência. Lembre-se que eles também têm seus compromissos e precisam estar com a agenda livre para aceitar o pedido do casal. Portanto, quanto antes, melhor. Além disso, leve em consideração que eles podem recusar o convite e que você precisará de tempo para escolher e convidar novos padrinhos.

Não escolha os padrinhos de casamento pensando no presente

Jamais escolha os padrinhos de casamento pensando no presente

Essa dica parece óbvia, mas é sempre bom reforçar. É muito comum um casal escolher padrinhos pensando no presente bacana que eles poderão oferecer. Não caia nessa tentação. Seja coerente e convide quem realmente se identifica e tem algo a oferecer aos noivos no futuro. Lembre-se: a festa dura um dia, mas o casamento é para a vida.

Veja também outras dicas de casamento

  1. As 5 músicas de casamento mais tocadas na entrada do noivo
  2. 15 modelos lindos de alianças para você se inspirar
  3. Aprenda a organizar o chá de cozinha perfeito
  4. 5 dicas super úteis para te ajudar a preparar a lista de presentes
  5. Lua de Mel: 10 destinos brasileiros para uma viagem inesquecível

Curtiu as nossas dicas de convites para padrinhos de casamento? Compartilhe com seus amigos na sua rede social preferida usando um dos botões abaixo.

3 Respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *