Como funciona o casamento católico

Quer entender como funciona o casamento católico? Neste post nós explicamos todos os detalhes, da documentação à cerimônia

Apesar de existirem muitos tipos de cerimônia de casamento, ainda existe a predominância da cerimônia católica.

Entretanto, isso não quer dizer que todo mundo sabe como ela funciona: muitos noivos ficam perdidos quando começam os procedimentos para marcar o seu casamento na igreja.

Por isso, saiba aqui como funciona o casamento católico, desde os documentos para marcar a cerimônia até como é o andamento dela.

Mesmo que as paróquias tenham as suas particularidades, a maioria utilizará os procedimentos apresentados aqui.


Documentos para o casamento católico

Quem deseja marcar o seu casamento em uma igreja católica precisa cuidar de alguns documentos, sem se esquecer de que é obrigatório realizar o casamento no civil antes. Deve-se levar à paróquia:

  • Certidão de batismo da noiva e do noivo;
  • Protocolo de processo civil;
  • Xerox da carteira de identidade da noiva e do noivo;
  • Certidão de óbito, na eventualidade de uma das partes ser viúva;
  • Pagamento da taxa.

Valem algumas explicações a respeito dos documentos acima. Primeiro, a certidão de batismo: no caso de um dos noivos não ter sido batizado, é possível providenciar isso antes do casamento.

Porém, será preciso contatar o padre responsável pela paróquia para instruções e para agendar o sacramento.

No caso do protocolo de processo civil: não é obrigatório que a pessoa já tenha casado no civil antes de agendar a cerimônia religiosa. Basta que ela apresente à paróquia o comprovante de que o casamento civil está agendado.… Clique aqui para ler o artigo completo