Como funciona o casamento religioso com efeito civil

O casamento envolve vários passos, e entre eles temos a tão esperada cerimônia. Cada religião possui suas características próprias, mas todas têm como principal objetivo celebrar a união de duas pessoas que desejam compartilhar as suas vidas. A fé é um ponto em comum em toda celebração religiosa, e independente das crenças dos noivos, esse compromisso é uma maneira de estreitar ainda mais os laços entre o casal.

O matrimônio é considerado como uma das instituições mais importantes nas igrejas, sendo que no caso da católica, ele foi um mandamento deixado por Deus. Não é à toa que muitas meninas sonham com esse grande momento, em entrar deslumbrante na igreja com um lindo vestido. E para continuar mantendo viva essa tradição, diversos casais optam por uma cerimônia que está se tornando cada vez mais popular: o casamento religioso com efeito civil. Nesses casos, o próprio celebrante que faz ritual religioso oficializa também no âmbito civil.

Se você está planejando fazer o seu casamento desta forma, a partir de agora nós vamos explicar o que precisa ser feito para que a união seja validade perante as leis brasileiras. Confira o passo a passo até o final e acompanhe todas as recomendações necessárias.

Como solicitar um casamento religioso com efeito civil

casamento-religioso-efeito-civil

Essas são as orientações que o casal deve seguir para fazer o pedido do casamento religioso com efeito civil:

1. Cartório

Os noivos precisam procurar o cartório mais próximo. Eles devem levar também duas testemunhas, sendo necessário ir com pelo menos 30 dias de antecedência da cerimônia, para que todos os trâmites sejam concluídos.… Clique aqui para ler o artigo completo