Confira 10 dicas essenciais para fazer seu casamento na praia

Entre as cerimônias de casamento mais descontraídas, uma das preferidas entre noivinhas e noivinhos é o casamento na praia. Por várias razões, é uma maneira diferenciada de receber amigos e familiares para compartilhar um momento único. Também é uma opção mais barata quando comparada a outras cerimônias, embora esse tipo de festa exija um planejamento muito cuidadoso para que tudo saia do jeito esperado.

Como fazer um casamento na praia

10-dicas-casamento-praia

Apesar de ser uma opção muito interessante, o casamento na praia precisa levar em consideração vários fatores, entre eles o climático. Consultar a previsão do tempo para saber se fará sol no dia da cerimônia é fundamental. Muitos especialistas recomendam ter um plano B para qualquer situação, por isso é muito importante preparar tendas grandes para proteger os convidados de uma eventual chuva.

Além disso, algumas recomendações são essenciais para deixar o dia do enlace ainda mais emocionante e inesquecível. Olha só as dicas que preparamos para te ajudar a fazer um casório mais do que especial com os pés na areia.

1. Escolha da praia

Uma praia pública com um cenário paradisíaco pode ser o sonho de muitos casais. Porém, será necessário um planejamento ainda mais minucioso, sobretudo porque esses locais não possuem nenhuma infraestrutura para realizar um casamento. Também é indispensável redobrar os cuidados para que a festa não seja “invadida” por vários tipos de penetras que podem estar nas imediações. Em praias reservadas esse problema não existe, no entanto, em muitas ocasiões os noivos precisam arcar com a locação do espaço.

2. Autorizações

Após escolher a praia onde a cerimônia será realizada, é fundamental dar entrada em todas as autorizações necessárias junto ao órgão municipal. Sem esses documentos, os fiscais poderão aparecer e acabar com o seu evento. Para conseguir essas licenças, você precisa ir até a prefeitura e verificar todos os documentos exigidos pelos responsáveis. Lá, eles também irão explicar o que pode e o que não pode ser usado na praia, além do período máximo em que convidados e noivos poderão ocupar o espaço. Essas informações são primordiais tanto para preparar a decoração, quanto para o organizar o buffet.

casamento-na-praia-como-fazer

3. Aluguel de geradores

A praia dificilmente vai ter pontos de energia elétrica, logo, alugar geradores para que tudo funcione perfeitamente é fundamental.

4. Itens necessários

É sempre bom lembrar que os casamentos em praias não têm a mesma estrutura de um salão, por exemplo. Então escolha as mesas, cadeiras, copos e talheres que tenham a ver com esse tipo de cerimônia. Algumas vezes, esses objetos já estão inclusos no serviço de buffet.

5. Pratos servidos buffet

É muito provável que o cardápio a ser servido não poderá ser preparado na própria praia, então os alimentos deverão ser preparados em outro local para depois serem transferidos para a festa. Na prática, isso significa que o menu precisa ser o mais simples possível, pois assim fica mais fácil de manter a qualidade dos pratos. Uma dica valiosa é fechar uma parceria com algum quiosque próximo ao local do casamento. Dessa forma,  a equipe do buffet pode utilizar as instalações como base.

6. Pontos estruturais

Além das tendas para proteger os convidados, também será necessário alugar banheiros químicos. E para evitar que as cadeiras e mesas “afundem” por conta da areia, muitas vezes é preciso montar uma estrutura de madeira no piso. Se isso não for possível, então outra dica é optar por peças com pés mais largos.

casamento-praia-como-fazer

7. Mantenha distância do mar

Montar a estrutura da recepção, do altar e do buffet a uma distância segura do mar é muito importante. Assim uma onda mais forte não irá interferir em nenhum momento da cerimônia.

8. Acesso

Prefira as praias que sejam de fácil acesso para todos os convidados.  Procure verificar se há pontos para estacionar os carros, ou se será necessário caminhar por uma grande distâmcia para chegar até o local onde o casamento será realizado.

9. Serviço de segurança

Não esqueça que a cerimônia vai ser feita em um local aberto, então é indispensável contratar um bom serviço de segurança.

10. Limpeza do local

Ao final, os responsáveis pela limpeza são os anfitriões, e não a prefeitura. Portanto, lembre-se de contratar uma equipe para deixar o local da cerimônia totalmente limpo.

Se você gostou das nossas dicas para fazer seu casamento na praia, clique no botão “Curtir” ou compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você tiver alguma dúvida, escreva sua pergunta na seção de comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *