Como escolher o buquê de noiva ideal

A escolha do buquê de noiva é uma das etapas mais importantes durante a organização do casamento, isso porque ele é um dos elementos mais tradicionais da cerimônia.

Para se ter uma ideia, acredita-se que essa tradição teve origem ainda na Grécia Antiga e tinha como principal objetivo garantir que o casal tivesse uma união frutífera.

A grande diferença é que na época os buquês eram produzidos com grãos e ervas ao invés de flores.

Por sua vez, na Idade Média era um pouco diferente, já que normalmente a noiva entrava sem nada nas mãos e ao longo do caminho até o altar os convidados entregavam flores e ervas para ela, até que fosse possível formar um buquê.

Hoje em dia bastante coisa mudou e surgiu uma grande variedade de buquês de noiva. Sendo assim, cada uma pode fazer a sua escolha, não é mais necessário seguir um padrão como antes.

Contudo, é necessário tomar alguns cuidados importantes no momento de tomar essa decisão, afinal é preciso ter em mente que esse item é fundamental para complementar o look da noiva.

Pensando nisso, o que levar em conta no momento de realizar essa escolha tão importante? É exatamente isso que você irá descobrir ao longo deste conteúdo.

Continue a leitura e não cometa nenhum erro na hora de escolher o seu buquê de noiva.

Como escolher o buquê de noiva ideal


Qual é o significado do buquê de noiva?

Antigamente, conforme já explicado, o buquê de noiva significava uma união frutífera ao casal.

Hoje, isso não mudou, entretanto é comum ouvir falar também que o elemento significa fertilidade e vida.

De qualquer forma, tudo dependerá diretamente da flor escolhida para compor o buquê de casamento, assim como a cor dela – sim, isso influencia o significado.

Não é por acaso, portanto, que a escolha do buquê ideal é muito importante e muda de noiva para noiva, afinal cada uma tem um desejo diferente para o casamento e para a futura vida a dois.


Dicas especiais para escolher o buquê de noiva

Dicas especiais para escolher o buquê de noiva

Pensando em tudo isso que já foi falado, separar um momento para realizar a escolha certa faz toda a diferença. Sendo assim, para começar procure por inspirações.

Por mais que você já tenha o seu gosto e saiba mais ou menos o que deseja, salve aquelas imagens que mais chamam a sua atenção e deixe elas guardadas.

Feito isso, comece a pensar também no estilo da sua cerimônia de casamento. Será algo mais clássico ou a ideia é realizar uma cerimônia mais diferente? Onde vai ser?

Dentro de uma igreja ou ao ar livre? Analisar essas questões é de suma importância antes de finalmente realizar a sua escolha.

De resto, confira mais algumas dicas fundamentais para colocar em prática durante o processo de escolha.

Leve em conta a sua altura e a cor do seu cabelo para escolher o buquê

Geralmente, o recomendável é que noivas mais altas levem buquês de noiva maiores e mais longos, enquanto as mais baixas optem por flores menores com ramos arredondados.

Por mais que pareça algo simples, essa dica pode deixar tudo mais incrível.

Além disso, a cor do cabelo também é capaz de influenciar todo o processo. Noivas ruivas, por exemplo, podem optar por flores com cores mais fortes e com tons alaranjados.

Por sua vez, os tons de branco e pastel combinam mais para as loiras. Já para as morenas, as melhores cores são aquelas mais vivas, como é o caso do amarelo.

Independente disso, lembre-se de que é importante combinar o buquê de noiva com os tons da maquiagem e do batom, certo?

Pense nas características do vestido

Conforme já explicado, o buquê de noiva é um item capaz de complementar o vestido e todo o restante do look. Dessa forma, é necessário ter uma sintonia entre o buquê e o vestido.

Se a noiva for vestir um traje mais clássico, com cauda e véu, o buquê ideal é aquele em cascata.

Contudo, no caso de vestidos mais simples, um buquê todo elaborado e com cores vivas faz a diferença.

Outra dica interessante é escolher buquês mais simples se o vestido for cheio de bordado ou de brilho, para não ficar um look muito sobrecarregado.

Considere a época do ano

Quando será o seu casamento? Na primavera, no verão, no outono ou no inverno?

A época do ano precisa ser levada em consideração no momento da escolha do buquê de noiva, assim como o estilo do vestido e a altura da noiva.

Caso o casamento aconteça no inverno, se possível opte por flores colocadas de maneira mais compacta.

Já no verão, os melhores buquês são aqueles que possuem alguns tons de verde, já que essa cor é capaz de refrescar um pouco todo o visual.

No caso das outras estações, o importante mesmo é escolher flores da época.

Escolha cores diferentes para o buquê de noiva

Quando o vestido tem algum detalhe em uma cor diferente ou o sapato é colorido, evite ao máximo escolher um buquê que tenha as mesmas cores desses itens.

Se você optou por um sapato colorido, por exemplo, então precisa dar o destaque a ele e deixar o buquê um pouco mais neutro, entende?

Caso contrário, o sapato não será notado por praticamente ninguém.

Não deixe de lado sua personalidade ao escolher o buquê de noiva ideal

Para finalizar, outro fator muito importante na hora de escolher o buquê de noiva ideal é levar em consideração os seus gostos e a sua personalidade.

Apesar de todas as dicas mencionadas acima, nunca faça algo que você não goste, certo? Ainda mais no seu casamento, que é um dia tão importante e significativo.

Prefere inovar ou gosta de ficar mais no básico? Quais são as suas cores preferidas? Em relação aos tipos de flores, tem algum que chama mais a sua atenção?

Gosta de seguir as tendências ou prefere fazer as suas próprias escolhas? Pense em tudo isso antes de qualquer coisa.

O que achou de todas essas dicas de como escolher o buquê de noiva ideal? Será que o processo ficará mais fácil a partir de agora?

Caso tenha mais alguma dica importante é só deixar aqui nos comentários para que mais noivas possam conferir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *