Como escolher damas de honra e pajens para o casamento

As daminhas de honra e os pajens são personagens fundamentais no casamento, já que eles são os responsáveis por preparar o caminho para a entrada da noiva. O número pode variar de um a oito, mas é importante evitar escolher aquelas crianças muito pequenas, pois elas podem começar a chorar a qualquer momento, além de se recusarem a entrar.

Os escolhidos precisam ser desenvoltos, pois por um breve momento serão o centro das atenções, mas é claro que ninguém consegue prever o comportamento da garotada. O ideal é que tanto as daminhas quanto os pajens tenham mais de cinco anos. Também é importante que os noivos tenham muito contato com eles e que seja explicado com todo cuidado a importância da sua participação na cerimônia.

Outro costume é que a noiva pague a confecção, ou o aluguel da roupa usada por esses ilustres convidados no dia do casamento. Por esse motivo é importante não exagerar na quantidade. É bom também se certificar que cada um conheça muito bem a sua função.

casamento-daminhas-pajens

Atividades de pajens e daminhas

Na ida até o altar, os pajens são os responsáveis por levar as alianças, enquanto as damas de honra carregam um buquê de flores. A aliança pode ser colocada em uma almofada pequena, ou em uma caixinha personalizada. Ao chegar no altar, ela deve ser entregue ao noivo. Já a daminha pode trocar o buquê por uma cestinha de pétalas, que também fica um charme.

Dicas para fazer as escolhas

Confira algumas dicas especiais que preparamos para te ajudar a escolher as damas de honra e os pajens do seu casamento.

1. Amigos próximos

Como é fundamental ter contato com a criança escolhida, é muito importante optar pelos filhos de amigos próximos, ou de parentes próximos. Isso poderá garantir o sucesso da cerimônia.

2. Dê preferência a crianças mais velhas

Meninos e meninas maiores são mais independentes dos pais, e por esse motivo conseguirão ir até o final de maneira mais fácil. Crianças menores podem se assustar, aumentando o risco de ocorrer algum problema.

3. Evite vesti-los como miniaturas de adultos

O erro de muitas noivas é querer vestir as daminhas de honra e os pajens como miniaturas de adultos, o que acaba deixando a criança completamente desconfortável. Escolha peças que realmente sejam feitas para o público infantil. Peça para que eles experimentem os trajes antes do grande dia, e de preferência, faça um ensaio somente com eles. Assim, todos estarão mais confortáveis e confiantes na hora de entrar em cena.

4. Posso trocar crianças por adultos?

Isso é muito comum entre os americanos e em outras culturas europeias. Prova disso foi o casamento real entre a duquesa Kate Midlleton e o príncipe William, que optaram por seus irmãos para ocupar essa função. Neste caso, o posto ganha um sentido ainda maior, pois a dama e o pajem participam mais ativamente de todos os preparativos da cerimônia, o que não acontece no caso das crianças.

5. Cuide dos detalhes

A entrada de daminhas e pajens é um dos momentos mais fofos e engraçados do casamento. Por esse motivo, é comum que todos os convidados voltem seus olhares para a entrada das crianças. Logo, é fundamental ter todos os cuidados necessários para que tudo saia perfeito. Como falamos há pouco, ensaiar, conferir os trajes e conversar com os pequenos nunca é demais.

Essas foram as nossas dicas para escolher as daminhas de honra e os pajens para o seu casamento. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *