Véu de noiva: significado

No universo dos casamentos, tudo, por menor que seja, é repleto de muito significado. Cada detalhe, seja da cerimônia ou do vestido, tem uma grande história por trás.

Sendo assim, com o véu de noiva não é diferente, muito pelo contrário. Afinal, esse costume remete a anos atrás, mais especificamente no começo do século 19.

Em linhas gerais, o véu representa pureza, assim como o vestido branco. No entanto, a tradição vai muito mais além e, depois que conhecemos ela a fundo, planejar e escolher esses detalhes se torna algo ainda mais especial.

Como você bem sabe, planejar um casamento é algo que deve ser bem pensado e todos os detalhes da cerimônia devem combinar com você e o seu parceiro, pois esse será um dos momentos mais importantes da história do casal.

Ficou curiosa para saber qual o significado do véu de noiva e por que essa peça é tão importante na composição do look? Continue lendo este artigo e entenda tudo sobre a tradição.

Véu de noiva: significado


Significado do véu cobrindo o rosto da noiva

Em uma de suas primeiras versões, no século 19, o véu de noiva era feita de tule e utilizada por mulheres nobres que, geralmente, tinham a pele muito branca e precisavam se proteger do sol.

Dessa forma, o véu cobria seu rosto e cabelo para que ambos não ficassem expostos à luz solar com muita frequência.

Por outro lado, existem histórias que contam que o véu era utilizado para esconder o rosto da noiva até que o casamento se tornasse oficial.

Nesse caso, a peça remete a pureza e virgindade, coisas que a mulher devia transparecer para o casamento.

Ou seja, o véu era um símbolo de pureza, e entrar com ele sobre o rosto na cerimônia de casamento e retirá-lo somente após a concretização dos votos, significava que a mulher estava se entregando ao matrimônio naquele momento.

Já em outras culturas, como na Grécia, por exemplo, o véu carregava a ideia de proteção contra mau olhado, espíritos negativos e infortúnios que poderiam acontecer.

Também podemos remeter a origem na Deusa do Amor, Ishtar, que teria sido a primeira mulher a utilizar um véu de noiva.

O significado diz respeito à fertilidade e à sedução. Sendo assim, ao acrescentar o véu ao casamento, a mulher estaria garantindo fertilidade e paixão com o seu parceiro.


Significado do véu de noiva bíblia

O véu de noiva também está na bíblia e por isso a tradição é tão importante para os católicos fiéis.

Com algumas traduções e significados que, talvez, não se encaixam tanto hoje em dia, a bíblia diz que a peça está ligada à honra e à dignidade das mulheres e, também, demonstra a submissão da esposa ao marido.

Até 1960 o uso do véu em casamentos na Igreja Católica era obrigatório. Entretanto, com o passar do tempo, isto se tornou algo opcional e, atualmente, a utilização varia de acordo com os gostos e crenças da noiva.

Outra coisa que também podemos fazer uma ligação é que o véu representa Maria, mãe de Jesus, trazendo a ideia de uma imagem santa à mulher.

Embora seja uma visão muito conservadora para os dias atuais, o véu é muito citado na bíblia como algo que representa a submissão das mulheres.

O conceito fala sobre o casal tornar-se uma só carne, sendo o homem a cabeça e a mulher a criada.

De qualquer forma, esse item possui muitos outros significados bonitos, que falam sobre proteção e dignidade, portanto, a mulher que optar por utilizar o véu de noiva no dia do seu casamento deve pensar que aquela é uma peça que lhe trará sorte.


Tipos de véu de noiva

Além de possuir vários significados distintos, o véu de noiva também pode vir em diferentes modelos, para que a mulher possa escolher qual combina mais com a sua personalidade e estilo.

1. Véu de noiva longo ou tradicional

Véu de noiva longo ou tradicional

Um clássico, o véu longo é aquele que acompanha, geralmente, a cauda do vestido e vai da cabeça aos pés da noiva.

É recomendado para casamentos em lugares fechados e durante a noite, para evitar que a peça voe com o vento e sofra com o mau tempo.

2. Véu de noiva médio

Véu de noiva médio

Também pode ser chamado de véu ponta de dedo, por ter um comprimento mediano que chega justamente às pontas dos dedos das mulheres. A opção vai com todos os tipos de vestidos longos e é bastante prática e bonita.

3. Véu de noiva cotovelo

Véu de noiva cotovelo

Como o nome já entrega, este modelo vai até o cotovelo da noiva. Dentre todas as opções é o mais curto e arrojado.

Combina com vários modelos de vestidos e é o mais indicado para os modelos mais discretos, pois dá um charme a mais ao look.

Como deu para perceber, há muito tempo nas cabeças de noiva do mundo inteiro, o véu é símbolo de pureza, proteção e dignidade.

A peça complementa o visual das noivas, dando certo charme e estilo para vestidos mais clássicos.

Longos, curtos ou médios, opção é o que não falta quando falamos sobre véu de noiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *