Quais são os deveres dos padrinhos de casamento?

Você sabe quais são os deveres padrinhos de casamento? Confira no texto as principais atribuições desses representantes na vida do casal

O posto de padrinho e madrinha de casamento são uma das primeiras coisas nas quais os noivos pensam.

Além disso, quem é muito próximo ao casal também fica na expectativa de ser escolhido.

Entretanto, poucos sabem que ser padrinho e madrinha de casamento não significa apenas ter mais status na festa: há responsabilidades importantes antes, durante e depois do casamento.

Para começar, quem é padrinho e madrinha deve estar disposto a dar suporte emocional aos noivos.

É claro que cada um tem o seu dia a dia, mas é importantíssimo que os padrinhos estejam envolvidos na preparação do casamento, que saibam de detalhes, que se ofereçam para ajudar os noivos a procurar prestadores de serviços e muito mais.

Sendo assim, esse é o primeiro dever dos padrinhos e madrinhas: ficar atento aos que os noivos precisarem e dar apoio a eles.

Vale lembrar que os escolhidos são pessoas que gozam de muita estima de quem vai casar e é necessário valorizar isso.


Padrinhos de casamento precisam pagar por algo?

Não é obrigatório que os padrinhos paguem por nada: eles apenas dão presentes como os demais convidados.

Porém, há uma tradição de que os presentes dados pelos padrinhos sejam muito bons, ou seja, é indicado que se capriche mais.

Quando os padrinhos têm melhores condições financeiras melhores, é possível presentear com uma despedida de solteiro ou solteira, com um dia da noiva ou até com uma viagem de lua de mel, mesmo que seja de um final de semana.

Se não for assim, basta escolher algo do que está incluído na lista de presentes.

Quais são os deveres dos padrinhos de casamento?


Como se comportar como padrinhos de casamento

Uma das regras para quem é convidado para padrinho é aceitar “de coração”: é muito ruim quando uma pessoa concorda em ser padrinho ou madrinha somente por não ter coragem de recusar.

Para quem fica receoso de aceitar o convite porque não pode gastar muito com o presente, é interessante ser sincero com os noivos e dizer que gostaria de ser padrinho ou madrinha, mas que existe o constrangimento por não poder pagar por um presente à altura.

Na maioria dos casos, os noivos convidam determinadas pessoas para ser padrinhos pelo carinho e não se importam com que tipo de presente estes vão dar.

Se o padrinho e madrinha não forem um casal, é importante travarem amizade antes da cerimônia.

Assim, o clima durante ela ficará mais agradável para todos: vale lembrar que qualquer tensão no ar pode fazer com que os noivos também fiquem nervosos.

A roupa dos padrinhos e madrinhas também faz parte da etiqueta: geralmente, a noiva escolhe uma paleta de cores que esteja associada à decoração do casamento e as madrinhas têm de escolher seus vestidos dentre essas tonalidades.

Para os padrinhos, é comum estipular que todos deverão estar com a mesma cor de terno, de calça, de gravata, etc.

Isso não é uma frescura dos noivos, mas está associado à harmonização da festa.

Se os tons dominantes são os azuis pálidos, por exemplo, não existe razão para uma das madrinhas surgir com um vestido vermelho.

Vale destacar que os casais de padrinhos são itens fundamentais no cenário do casamento, nas fotos, e que tudo precisa estar harmonioso.

É muito importante também que os casais de padrinhos não se atrasem. Primeiramente, porque os noivos estarão nervosos e precisarão também dos seus padrinhos para ajudar na organização dos convidados.

Em segundo lugar, porque os padrinhos têm de se posicionar corretamente no altar e, chegando atrasado, é possível que eles se confundam sobre onde ficar e haja tumulto.


Atenção aos noivos no dia da cerimônia

É importante que os padrinhos cheguem com várias horas de antecedência: os homens podem ficar se divertindo com o noivo enquanto as madrinhas ajudam a noiva a arrumar o cabelo, a fazer a maquiagem, arrumar as unhas, etc.

Vale lembrar que ambos estarão bastante ansiosos e que o papel dos padrinhos também é passar segurança a eles.

Além disso, é preferível que os padrinhos possam estar nos ensaios de casamento: assim, eles ajudam no posicionamento de quem vai entrar na Igreja, ficam atentos à entrada das alianças e outros detalhes.

Quais são os deveres dos padrinhos de casamento?


Qual é o papel dos padrinhos quando a festa acaba de casamento?

Depois que a cerimônia e a festa acabam, vários noivos costumam mandar cartões para quem compareceu como uma forma de agradecer, além de devolver coisas que eles podem ter alugado.

Mais uma vez, os casais de noivos entram em cena: eles podem assumir essas tarefas para que os recém-casados possam viajar completamente tranquilos.

Isso não quer dizer que os casais de padrinhos precisarão pagar pelos alugueis: os noivos deixam o dinheiro e eles ficam somente com o trâmite de embalar o que for preciso, devolver e pagar, além de entregar em mãos ou enviar os agradecimentos pelos Correios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *