O que é elopement wedding?

Quer saber como funciona o elopement wedding? Neste poste a gente conta as vantagens e as desvantagens ao escolher este tipo de cerimônia para seu o casamento

A uniformidade das celebrações de casamento deixou de ser uma realidade há tempos: agora, existem diversos tipos de cerimônias e elas são escolhidas pelos noivos de acordo com a sua personalidade, orçamento e muito mais.

Uma das possíveis celebrações é chamada de elopement wedding, e ela está crescendo muito no Brasil.

Se você quer fazer algo diferente, fique sabendo agora como é o elopement e se ele é uma opção viável para você e seu par.


Como funciona o elopement wedding?

No elopement wedding, há apenas três pessoas: o casal e a pessoa que celebrará a união.

Se os noivos desejam juntar a celebração civil e a religiosa, então serão quatro pessoas.

Essa é uma celebração especial para quando o casal quer vivenciar esse momento de comunhão totalmente sozinhos, sem se preocupar com convidados, preparativos e tudo mais.

Mesmo com cada vez mais noivos apostando nesse tipo de celebração, ele ainda causa estranheza em quem associa essa data à presença de muitas pessoas, uma grande festança, etc.

Porém, vale a pena saber mais do elopement wedding, já que ele pode ser combinado a uma comemoração um pouco maior.

O que é elopement wedding?


Vantagens do elopement wedding

Assim como todas as cerimônias de casamento, mesmo as convencionais, o elopement tem prós e contras que ajudam os noivos a decidir.

No caso dos prós, ressalta-se:

Intimidade

Uma vez que só estão os noivos, é possível ter muito mais proximidade durante a cerimônia e a comemoração subsequente.

Quando se tem um grande casamento, é necessário dispensar atenção a diversas outras pessoas e, na realidade, os noivos quase não aproveitam um ao outro durante esse dia tão especial.

Expansão

O conceito inicial de elopement wedding é ter a presença apenas dos noivos e de quem vai celebrar a união.

No entanto, é claro que não é preciso ser tão radical: dá para levar as pessoas mais importantes, como os pais, os irmãos e os avós.

É claro que, se um dos noivos tem a família muito grande, levar todo mundo transformará o casamento em intimista, e não em elopement, pois a quantidade de participantes será maior.

Possibilidade de escolher lugar exótico

Vários casais escolhem o elopement wedding porque, como são menos gastos, é possível viajar para fazer a celebração em um lugar especial.

Além de esses lugares terem uma atmosfera muito especial, as fotos também tendem a ser muito mais interessantes.

Economia

No casamento comum, o casal tem de pagar por buffet, lembrancinha para os convidados, música, decoração, celebração e mais.

Já em um elopement wedding, os noivos pagam apenas pela sua passagem (dependendo do local onde vão se casar) e pela celebração.

Se quiserem ter fotos, é claro que também precisarão arcar com o fotógrafo, mas, de toda forma, os custos são mais baixos do que em um casamento comum.


Desvantagens do elopement wedding

Agora que os prós dessa celebração foram mencionados, vale conhecer também os contras:

Insatisfação de familiares e amigos

Muitos, principalmente as pessoas mais velhas, acham que o casamento é uma ocasião na qual todos os parentes e amigos próximos devem estar.

Por isso, um elopement wedding pode até magoar quem não tem uma mentalidade tão aberta.

Idioma

Se o casamento vai ser feito em outro país, o casal precisará encontrar um celebrante que fale o seu idioma, a menos que ambos sejam fluentes na língua materna da região.

Custos dos possíveis convidados

Como falado, há noivos que adaptam um pouco o elopement wedding, levando pouquíssimos convidados.

Nesse caso, o casal tem de se lembrar de que pagará pelas despesas desses convidados e, se o motivo para esse estilo de casamento era a economia, não adiantará tanto.


Como lidar com familiares e amigos no elopement wedding?

Se o casal se identifica muito com esse tipo de casamento, mas ao mesmo tempo não deseja magoar as pessoas que ama, a solução é combinar os dois tipos de comemoração.

A cerimônia religiosa pode ser no estilo elopement, ou seja, em um lugar onde só estejam os noivos, com toda a intimidade que eles esperam.

Em outra datas, realiza-se uma pequena celebração na qual os parentes e amigos possam estar.

Essa celebração pode ser to tamanho que o casal quiser: dá para fazer um almoço intimista, uma festa tradicional de casamento, um churrasco, etc.

O que é elopement wedding?


Planejamento do elopement wedding

Até os menores casamentos precisam de alguma preparação e o elopement também é assim. Se haverá apenas a presença dos noivos, não é necessário pensar em providenciar comida: eles podem sair para comer após a celebração.

Se houver mais pessoas, vale a pena providenciar ao menos um champanhe para brindar no momento da união.

O que costuma precisar de mais preparação é a escolha do local e o contato com quem realizará o casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *