O que é um mini wedding?

As cerimônias grandiosas de casamento são o sonho de muitas noivas, mas um tipo diferente de celebração tem ganhado mais espaço.

Conhecido como mini wedding (ou, na tradução literal, mini casamento), trata-se de uma festa bem menor, mas que possibilita alto nível de emoção e diversão ao casal e aos convidados.

Se planejar um casamento de grande porte é trabalhoso, dá para dizer algo semelhante sobre o mini wedding: apesar de mais compacto, é claro que a cerimônia também vai requerer preparativos.


Quando o mini wedding é a melhor opção para o casamento?

Esse tipo de celebração pode ser escolhida quando de acordo com o gosto dos noivos: há bastante gente que prefere ter poucos convidados para oferecer itens de mais qualidade na festa.

O mini wedding também pode ser escolhido por quem não conhece tantas pessoas no local onde vai se casar, além da necessidade, claro, que muitos têm de gastar menos.

Vale esclarecer que um mini casamento pode ser tão inesquecível quanto uma festa grandiosa. Devido a isso, ele também passou a ser visto como “refinado” por muitas pessoas.

O que é um mini wedding?


Como selecionar os convidados para o mini wedding

O quesito “convidados” pode ser um impedimento para esse tipo de celebração: afinal, quando os noivos têm família grande, fica bem difícil selecionar um número pequeno para convidar.

A situação se complica mais quando há bastante amigo: como o casamento é uma data especial, é normal que os noivos queiram a presença de todos por quem têm carinho.

Dessa forma, o mini casamento se torna viável para quem realmente tem poucos a convidar ou a quem não se importa tanto em desagradar alguns.

Recomenda-se mandar os convites aos parentes e amigos mais próximos, salientando-se que não há um número máximo.

Geralmente, um mini wedding tem até 50 convidados e o justo, se possível é que os noivos fiquem com 50% da lista para si.


Mini wedding pode combinar cerimônia religiosa e civil?

Os noivos podem combinar ambas as cerimônias sem qualquer tipo de impedimento.

Porém, há quem dê preferência por fazer a cerimônia religiosa em outro lugar que não seja uma igreja: afinal, com menos convidados, ela ficará mais vazia.

Em casos assim, os noivos podem escolher o casamento em uma capela ou diretamente no lugar da comemoração, desde que o ministro religioso concorde em ir até lá.


É preciso contratar buffet para mini wedding?

Por ser uma cerimônia bem pequena, não é necessário ter garçons no mini wedding, inclusive porque o espaço físico da celebração costuma ser menor.

Contudo, vale a pena os noivos contratarem os quitutes já prontos, inclusive porque economizarão na quantidade.

É claro que também há noivos que escolhem fazer o cardápio do mini casamento por conta própria: é o caso de quem prefere um churrasco ou tem habilidades culinárias e deseja fazer por si só os docinhos e outras coisas.


Opções para o mini wedding além da comemoração tradicional

Quando se trata de um casamento maior, é comum que se tenha a cerimônia religiosa e depois uma festa e, salvo certas exceções, essas festas costumam ser sempre parecidas.

Em um mini wedding, é mais fácil de o casal inovar na sua comemoração, justamente porque são menos pessoas para acomodar.

Uma forma interessante de celebrar esse mini casamento é levando todos os convidados para uma danceteria, por exemplo, ou para jantar em um restaurante.

Para os noivos que escolhem um casamento realmente mini, é possível até alugar uma chácara por um ou dois dias e fazer uma comemoração mais longa com os seus convidados.

Nesse caso, todos tendem a relaxar mesmo depois que a festa acabar: pode-se curtir o ar livre, a piscina, etc.


Mini wedding temático vale a pena?

Diversos jovens têm escolhido o mini casamento porque querem fazê-lo de forma temática, o que se tornaria mais difícil com uma celebração maior.

Casais que têm o mesmo interesse por uma série, por uma saga cinematográfica, etc., podem encomendar quitutes com essa temática, decoração e até incentivar os convidados a inovar nas roupas.

Como falado antes, nem todos que escolhem um mini casamento estão precisando economizar: para alguns, trata-se de uma opção.

Nesse caso, dependendo da condição financeira do casal, dá até para considerar uma mini viagem com os convidados.

O que é um mini wedding?


Dicas especiais para o mini wedding dar certo

  • É imprescindível que os noivos tenham o mesmo planejamento que teriam com uma grande cerimônia. Isso quer dizer procurar orçamentos com antecedência e ficar atentos à qualidade dos possíveis prestadores de serviço;
  • Os convidados precisam ser selecionados com antecedência para que eles não faltem. Afinal, como já são poucas as pessoas convidadas, é possível que a comemoração fique muito desfalcada se elas não conseguirem se programar devidamente;
  • Solicitar, educadamente, que os convidados sejam discretos sobre a comemoração. Muita gente fica de fora quando se faz um casamento intimista e é importante a discrição das pessoas que são escolhidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *