O que é Save the Date de casamento?

O Save the Date de casamento tem sido cada vez mais incorporado aos itens da lista da cerimônia; saiba por que ele é importante e entenda a diferença para o convite tradicional

Muitos casais enviam o convite de casamento com pouco tempo de antecedência para a cerimônia, o que aumenta a possibilidade de os seus convidados acabarem por faltar na celebração.

Nos Estados Unidos, os noivos ja têm uma solução para esse problema há algum tempo: eles enviam aos convidados o que é chamado de Save the Date.

Atualmente, essa solução também é incorporada pelos casais brasileiros, e cada vez mais se vê esse tipo de correspondência chegando aos amigos e familiares de quem vai se casar.

Descubra neste artigo tudo sobre o Save the Date, e não deixe de incluir esse item importantíssimo em sua celebração.


Como funciona o Save the Date de casamento

Como funciona o Save the Date de casamento

O Save the Date é um tipo de “convite antes do convite”, ou seja, é uma correspondência que se manda para os convidados a fim de que eles saibam a data do casamento e já se programem, mantendo esse dia realmente reservado para a celebração.

Quando os convidados recebem o Save the Date, eles já tomam consciência de que o casal de amigos ou de parentes vai celebrar sua união naquele dia, evitando qualquer outro tipo de compromisso.


Por que não optar diretamente pelo convite tradicional?

O Save the Date pode parecer um pouco desnecessário para alguns casais: afinal, para que pagar pela preparação de um pré-convite e, em seguida, preparar um convite oficial?

Realmente, esse é um recurso de mais utilidade para quem tem um orçamento mais amplo ou até para quem vai fazer sozinho o Save the Date – ou o próprio convite.

Entretanto, o Save the Date para casamento é muito válido para quem deseja garantir a presença das pessoas mais especiais, mas ainda não se decidiu com relação aos convites.

Muitas vezes, o casal tem divergências com relação ao estilo dos convites ou até possui dificuldade para escolher uma gráfica que os faça com preço acessível.

Até esses noivos decidirem como serão os convites e onde eles serão feitos, corre-se o risco de ficar muito perto da celebração e de os convidados não comparecerem.

Para evitar esse tipo de problema, recorrer ao Save the Date é mesmo algo que vale a pena.


Onde fazer o Save the Date de casamento

O Save the Date de casamento pode ser confeccionado pelos próprios noivos ou por outra pessoa que tenha habilidades manuais, além de ser feito pelas mesmas gráficas que fazem os convites tradicionais.

Inclusive, como o Save the Date está bem mais comum, diversas dessas gráficas têm portfolio apenas para esse tipo de produto, e os noivos podem selecionar dentre diversos estilos.


Quando enviar o Save the Date de casamento

Não existe regra sobre quando o Save the Date deve ser enviado aos convidados, mas recomenda-se que isso seja feito logo que a igreja e o local da comemoração (de acordo com o desejo do casal) esteja garantido.

Alguns noivos pensam em fazer o envio do Save the Date quando decidem a data, mas isso é um erro: nem sempre os lugares da celebração do casamento têm agenda livre para o dia que os noivos querem, e é necessária uma adaptação de calendário.

Se os noivos têm intenção de se casar em 16 de dezembro, por exemplo, e fazem o Save the Date antes de confirmar com os lugares necessários, eles correm o risco de precisar mudar o dia e, assim, a correspondência para os convidados reservarem a data acaba não servindo para nada.


Estilo do Save the Date de casamento

Na hora da preparação do Save the Date, é comum que o estilo final do casamento ainda não esteja decidido e, por isso, nem sempre ele é parecido com o convite e isso nem é necessário.

Contudo, o casal que não quiser algo muito contrastante com os futuros convites pode escolher um estilo neutro de Save the Date.

Um dos mais usados é o estilo giz: o fundo é em tom de verde escuro e a escrita realmente imita a de giz de lousa.

Para os noivos que já têm a temática do seu casamento decidida, é possível selecionar um tipo de Save the Date que se encaixe.

Uma opção bastante genérica e que fica boa com qualquer estilo de convite é o Save the Date em branco e preto, com uma caligrafia mais sofisticada.


Como preparar o Save the Date de casamento em casa

O Save the Date de casamento também pode ser um momento de integração entre os noivos: basta que eles preparem juntos esse pré-convite.

Não é necessário que ele seja muito sofisticado: usando papel cartão colorido e canetas próprias para artesanato é possível desenvolver um belíssimo Save the Date.

Para que esse pré-convite fique ainda mais especial, os noivos têm a possibilidade de usar cola quente para fixar laços, enfeites diversos e muito mais.

Se houver poucos convidados, é legal mandar algum chocolate personalizado junto ao Save the Date para casamento.


Save the Date de casamento com cerimonialista

Os noivos que têm mais condições financeiras costumam contratar cerimonialistas para a preparação de todos os aspectos do casamento, inclusive os convites.

Dessa forma, o Save the Date também pode ser preparado por eles: é só dizer aos profissionais um estilo desejados para que eles apresentem vários modelos.

Para quem não conhece o serviço de um cerimonialista, vale a pena salientar que o valor fica mais alto a cada vez que se dá mais incumbência a ele. Por isso, o casal pode escolher fazer o Save the Date à parte.


O Save the Date de casamento pode ser eletrônico?

O Save the Date de casamento pode ser eletrônico?

A correspondência eletrônica abrange os casamentos também e, por causa disso, os convites para casamento podem ser desenvolvidos pelo computador.

Da mesma forma, o Save the Date virtual é uma possibilidade, mas oferece bem menos romantismo.

Para os casais que desejam praticidade e não têm um grande orçamento, o Save the Date de casamento feito virtualmente é muito satisfatório.

Vale a pena buscar por programas de edição que possam deixar esse pré-convite da forma que o casal estiver planejando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *