Como funciona o casamento no civil em SP

Se você pretenda fazer casamento no civil em SP, veja as nossas orientações e saiba como funciona o passo a passo

O casamento civil é obrigatório para que as pessoas sejam consideradas maritalmente ligadas pela Justiça. Além disso, a união civil também é obrigatória para quem deseja fazer o casamento na Igreja Católica: sem a certidão feita pelo cartório, as paróquias não podem agendar a união religiosa.

Aprenda todos os estágios para preparar um casamento no civil na cidade de São Paulo: quais documentos o cartório solicita, como agendar, quanto tempo demora para a certidão ficar pronta e outras informações sobre esse tema.


Tipos de casamento civil em SP

O casamento com aspecto legal tem quatro variações. Acompanhe as diferenças entre elas:

Casamento religioso com efeito de civil

A primeira delas é chamada de “religioso com efeito de civil”. Nesse caso, os noivos realizam duas cerimônias em uma, estando presentes a autoridade religiosa e a autoridade que representa o cartório.

As duas ministrações são feitas ao mesmo tempo e podem ser tanto no centro espírita quanto na igreja evangélica ou outros templos, de acordo com a crença.

Casamento civil em cartório

O segundo tipo é o casamento em cartório simples: os noivos agendam a cerimônia civil, levando as testemunhas, e o juiz de paz assegura que ambos estão se casando por vontade própria; em seguida, assina-se o registro civil.

Casamento civil de união estável para casamento legalizado

O terceiro tipo é a conversão de união estável em casamento legalizado.… Clique aqui para ler o artigo completo

Como funciona o casamento católico

Quer entender como funciona o casamento católico? Neste post nós explicamos todos os detalhes, da documentação à cerimônia

Apesar de existirem muitos tipos de cerimônia de casamento, ainda existe a predominância da cerimônia católica.

Entretanto, isso não quer dizer que todo mundo sabe como ela funciona: muitos noivos ficam perdidos quando começam os procedimentos para marcar o seu casamento na igreja.

Por isso, saiba aqui como funciona o casamento católico, desde os documentos para marcar a cerimônia até como é o andamento dela.

Mesmo que as paróquias tenham as suas particularidades, a maioria utilizará os procedimentos apresentados aqui.


Documentos para o casamento católico

Quem deseja marcar o seu casamento em uma igreja católica precisa cuidar de alguns documentos, sem se esquecer de que é obrigatório realizar o casamento no civil antes. Deve-se levar à paróquia:

  • Certidão de batismo da noiva e do noivo;
  • Protocolo de processo civil;
  • Xerox da carteira de identidade da noiva e do noivo;
  • Certidão de óbito, na eventualidade de uma das partes ser viúva;
  • Pagamento da taxa.

Valem algumas explicações a respeito dos documentos acima. Primeiro, a certidão de batismo: no caso de um dos noivos não ter sido batizado, é possível providenciar isso antes do casamento.

Porém, será preciso contatar o padre responsável pela paróquia para instruções e para agendar o sacramento.

No caso do protocolo de processo civil: não é obrigatório que a pessoa já tenha casado no civil antes de agendar a cerimônia religiosa. Basta que ela apresente à paróquia o comprovante de que o casamento civil está agendado.… Clique aqui para ler o artigo completo

Buffet Nova Estação, o melhor buffet para casamentos de Guarulhos

buffet nova estação

Se você está procurando algum local que seja ideal, tanto em oferta como em valores, na região de Guarulhos, a melhor opção pode ser o Buffet Nova Estação.

Sendo reconhecido, com uma carreira consolidada no mercado, este buffet para casamento pode ser a combinação ideal para complementar sua cerimônia.

Vamos abordar muito mais sobre ele ao decorrer deste artigo, então, vamos conosco?

Serviços oferecidos

O Buffet Nova Estação é utilizado não apenas para cerimônias de casamentos. Mas ainda oferece serviços para 15 anos, noivados, bodas, eventos gerais e aniversários.

Existem diversas unidades para que você escolha qual o melhor espaço para realizar o seu casamento. Tendo unidades em Vila Rosália, Avenida Guarulhos e no Centro de Guarulhos.

Este buffet para casamento ainda oferece uma visita, de acordo com a sua necessidade, para escolher o melhor local que comporte seus convidados.

Em seu site, você ainda encontra depoimentos de pessoas que já tiveram experiências com a empresa e demonstram gratidão por toda atenção e dedicação oferecida para satisfazer o seu dia tão especial.

Em seu site, você ainda encontra o número, e-mail e redes sociais para entrar em contato e solicitar o orçamento para cada espaço oferecido pelo Buffet Nova Estação.

Equipe do buffet

Para oferecer um serviço completo, te deixando sem preocupações ao decorrer da cerimônia, este buffet para casamento ainda oferece uma equipe completa de profissionais dos mais variados ramos.

Entre eles, estão o pessoal que trabalhará diretamente com o seu público no dia da festa, que são os garçons, fotógrafos, recepcionistas e assessores.… Clique aqui para ler o artigo completo

10 ideias de bolos de casamento

Uma festa de casamento inesquecível costuma ter um elemento importante: um bolo de casamento lindo e imponente.

Não basta que ele seja saboroso: é fundamental que ele também seja relacionado ao estilo do casório: ele pode ser divertido, pode ser de formato mais clássico, ter enfeites ou não, etc.

O fato é que o bolo de casamento demanda planejamento e é uma das coisas mais observadas durante a comemoração. Veja abaixo 10 ideias de bolo para essa ocasião e em que tipo de cerimônia eles se encaixam mais.


Bolo de casamento Rope Cake

Bolo de casamento Rope CakeEsse bolo é bastante indicado para quem fará seu casamento na praia ou com uma decoração praiana.

A sua inspiração é a Marinha: por causa disso, o andar inferior do bolo deve ser envolvido por uma cobertura que imite uma corda enrolada, sendo possível os noivos e o confeiteiro escolherem qual será a substância usada.

O andar de cima deve ser em azul marinho, recomendando-se algumas bolinhas brancas para criar o estilo típico de marinheiro.


Bolo de casamento Black and Gold Cake

Bolo de casamento Black and Gold Cake

Essa é uma opção de bolo ideal para casamento gótico. Ele pode ser revestido de pasta preta, indicando-se o tom fosco, e decorado com flores douradas.

Para melhor efeito estético, é uma boa opção colocar as flores na parte superior e usando fitas, também douradas, que vão até a parte de baixo do bolo.


Bolo de casamento Branco e vermelho

Bolo de casamento Branco e vermelho

O principal objetivo desse bolo de casamento é evocar a simplicidade e, por causa disso, ele costuma ser de apenas um andar e mais indicado para comemorações com poucas pessoas.… Clique aqui para ler o artigo completo

10 ideias de maquiagem para casamento

Confira as nossas dicas com as melhores sugestões de maquiagem para casamento

A data do seu casamento está próxima e você ainda não sabe qual maquiagem fazer? Ou ainda está longe, mas já deseja ver algumas opções? Então de qualquer forma está no lugar certo. Afinal de contas, este artigo foi criado com o objetivo de te dar 10 ideias de maquiagem para casamento.

Portanto, se ainda está na dúvida, pode ter certeza de que isso mudará após a leitura deste conteúdo. O importante é prestar bastante atenção nas ideias e, depois disso, conversar com seu maquiador para ver se a opção que você escolheu realmente ficará boa no seu rosto.

No entanto, como o gosto é uma questão muito pessoal, ninguém melhor do que você para dar a última palavra, certo? Então, apesar das opiniões, não deixe que ninguém decida no seu lugar. Afinal, o dia é todo seu e tudo deve ser como sempre quis. Quer conferir essas ideias de maquiagem para casamento? Então é só continuar lendo este conteúdo. Boa leitura!


Como escolher a maquiagem para casamento?

Em primeiro lugar, tenha sempre em mente de que apesar da opção que gostar, é fundamental fazer aquele dia de teste, sabe? Neste dia serão testados tanto a maquiagem quanto o penteado de cabelo. Leve sempre em consideração de que o que fica bom para uma modelo em uma foto, pode não ficar tão bom para você.

Sendo assim, o teste é de suma importância. Mas, é claro que até esse dia já será necessário ter escolhido uma maquiagem para casamento, certo?… Clique aqui para ler o artigo completo

10 ideias de penteado para casamento

Confira dicas sensacionais de penteado para casamento e prepara-se para arrasar

Qualquer pessoa que precise ir a um casamento sabe que mudar os cabelos faz a diferença e deixa o look todo muito mais harmonioso.

As noivas, em especial, sempre procuram por novos penteados que tenham a ver com o estilo do vestido, com o seu próprio estilo e com a cerimônia.

Além delas, as convidadas e as madrinhas também podem valorizar a sua imagem com um bom penteado e, neste artigo, será explicado como fazer dez modelos bem fáceis, inclusive sem a necessidade de ir ao salão de beleza.


1) Trança solta

 Trança solta

  • Penteie os cabelos para trás;
  • Depois, coloque-os em um dos lados do rosto;
  • Faça a trança;
  • Ao final, coloque algum elástico para pendê-la. Se quiser um enfeite floral ou algo similar, pode usar por cima do elástico;
  • A trança ficará com uma aparência de “bagunçado chique”. Para que continue assim, sem se desarrumar excessivamente, aplique o fixador.

2) Ondulado preso

Ondulado preso

  • Para quem já tem os cabelos ondulados, vale a pena usar uma pomada ou creme leve para acentuá-los;
  • Quem tem o cabelo liso pode utilizar o baby liss para criar as ondas;
  • Coloque todo o cabelo para trás;
  • Use uma mecha de grossura mediana em cada lado do rosto e as torça;
  • Faça com que elas se encontrem na parte de trás da cabeça e as prenda com um elástico;
  • Para deixar mais bonito, coloque algum enfeite sobre esse elástico.

3) Cachos alto

Cachos alto

  • Lave e hidrate os cabelos;
  • Passe algum creme que defina ainda mais os cachos;
  • Penteie o cabelo para cima;
  • Prenda-o em um rabo.
Clique aqui para ler o artigo completo